Que democracia é esta?

quinta-feira, 31 de março de 2011 |

Medina Carreira, ex-ministro das finanças de Mário Soares, tem-se destacado destacado na denúncia do sistema político que segundo ele não corresponde às necessidades do país. Poderá assistir a numerosos vídeos seus seus no YouTube, começando talvez pelo Grande Porca.

A 12 de Fevereiro de 2011 foi apresentado mais um programa da série "Plano Inclinado" na SIC-Notícias. Medina Carreira levou a sua ousadia demasiado longe ao mostrar um gráfico que documenta a evolução da dívida pública portuguesa, permitindo um raciocínio perigoso: Durante a 1ª República, antes do Estado Novo (ditadura) a divida pública atingiu níveis incomportáveis; a Ditadura colocou as finanças públicas na ordem; após o 25 de Abril os partidos fizeram a dívida pública disparar de novo para uma situação semelhante à vivida na 1ª República. Eis o gráfico com a definição possível:


Note-se que Medina Carreira é democrata, mas encontra-se profundamente desiludido com esta democracia, naturalmente. Bastou-lhe apresentar estes números para quer a rubrica televisiva terminasse. Também no "Sol", "Medina Carreira foi colocado, gentilmente, de quarentena", sendo substituído por Alberto João Jardim, segundo Marcelo Rebelo de Sousa.

Assista ao último programa da séria "Plano Inclinado":



Segundo o Correio da Manhã, este espaço fazia falta, porque ali se contestava – algo cansativamente, é certo – a verdade oficial, não com a divagação espúria da guerrilha partidária, e sim com a prova de números e factos que cedo anunciaram, à incredulidade instalada nas nossas cabeças, que o céu nos iria cair, como está a cair, em cima da cabeça.

A rubrica terminou porque Mário Crespo e Medina Carreira se desentenderam antes da gravação, segundo o CM.

1. Reflicta sobre a dificuldade de apresentar perspectivas diferentes da sociedade portuguesa fora das nomenclaturas partidárias.

2. Teça alguns comentários sobre os aspectos abordados no "Plano Inclinado".

3. Refira as potencialidades dos meios electrónicos.

Análise crítica de estatísticas

quinta-feira, 24 de março de 2011 |

O exercício da cidadania pressupõe a leitura e interpretação de dados estatísticos para conhecer o real.

1. Comente cinco dos gráficos disponíveis em https://picasaweb.google.com/netodays/PortugalNaUniaoEuropeia

2. Sugira legendas para os quatro gráficos adicionados mais recentemente.


3. Estes tipo gráficos podem construir-se gratuitamente desde que se tenha uma ligação à Internet, partindo de:

- Country profiles; e
- Pordata.

Comente a literacia e o interesse dos cidadãos portugueses.

Papel da ACT e da OIT

quinta-feira, 17 de março de 2011 |

Existem numerosas organizações para regulamentar as relações de trabalho. Visite os sites da ACT e da OIT, ou na impossibilidade de o fazer leia este texto (PDF).
Note que o ponto 7 da resolução da OIT se refere aos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.

ACT

1. Que significa a sigla ACT?

2. A que organismos sucede a ACT?

3. Quais as principais atribuições da ACT?

4. Partindo da sua experiência, comente os princípios gerais estabelecidos pela ACT.

5. Pronuncie-se quanto á utilidade deste site.



OIT

1. Que significa a sigla OIT?

2. Porque se diz que a estrutura da OIT é tripartida?

3. Distinga convenções de recomendações.

4. Identifique diferentes fases nas relações de Portugal com a OIT.

5. Identifique objectivos e dificuldades da OIT.

6. Comente a resolução "Ultrapassar a crise:...Pacto mundial para o emprego".

ACT + OIT - Reflicta sobre as actividades que acabou de realizar, referindo a particularidade de estar a utilizar a navegar em extractos pré-seleccionados da Internet.

Protesto da Geração À Rasca

quinta-feira, 10 de março de 2011 |

No próximo sábado iremos assistir provavelmente à maior manifestação de sempre da sociedade civil: o da auto-denominada "geração à rasca", cujo Manifesto (PDF) tem sido lido por inúmeras pessoas online.


1. Refira factores estruturais da sociedade portuguesa que justificam este Manifesto.

2. Aponte um factor acidental recente que terá motivado este protesto.

3. Comente o elitismo da geração 20/30, contra os ensanduíchados que alimentam filhos e pais da geração 40/50 que sofreram redução dos seus salários, e contra os pensionistas de 60/70 que sofreram cortes em pensões miseráveis.

4. A Constituição da República Portuguesa afirma categoricamente no artº 58º-1. que "Todos têm direito ao trabalho".
Justifique a impossibilidade de referência à CRP para evitar a precariedade no trabalho.

5. (Questão livre) Desenvolva outros comentários que considere oportunos a propósito deste manifesto.

Ligações

Fúria de viver

quarta-feira, 2 de março de 2011 |

Algumas pessoas têm as "peças todas" e vivem numa autêntica pasmaceira que têm dificuldade em aguentar. Outros revelam enormes handicaps à partida, mas transformam essas fraquezas em desafios e acabam por fazer o que parecia impossível.




EMPREENDEDORISMO

Para ser empreendedor não basta ser visionário, ser original e inovador. Há que ter iniciativa, auto-confiança, facilidade nas negociações e flexibilidade. Mas, acima de tudo, saber como fazer e qual o percurso certo na longa caminhada do mundo dos negócios.
  Responsabilidade Social das Empresas (RSE)
A RSE é um conceito com base no qual as empresas, numa base voluntária, integram preocupações de carácter social e ambiental na respectiva actividade empresarial e nas relações com os seus accionistas. Actualmente, as empresas e os respectivos accionistas denotam uma crescente sensibilização para a importância dos comportamentos responsáveis no sucesso empresarial e na cotação das respectivas acções. RSE implica também gestão da mudança ao nível empresarial de uma forma socialmente responsável. O reconhecimento mais amplo da importância da RSE poderá constituir um importante contributo para a consecução do objectivo global da União Europeia, de se tornar a economia do conhecimento mais dinâmica e competitiva do mundo, capaz de garantir um desenvolvimento sustentável com mais e melhores empregos e maior coesão social. O Fórum Multilateral sobre RSE constitui um instrumento essencial da estratégia da Comissão para promover a responsabilidade social das empresas. Presidido pela Comissão, reúne organizações europeias representativas de empregadores, trabalhadores, sindicatos e sociedade civil, bem como redes de empresas, para promover a inovação, a convergência e a transparência nas práticas e nos instrumentos de RSE.

1. Nick Vujicic - "No arms No legs No worries" - resolveu o problema do emprego multiplicando-se em palestras de motivação em diversos eventos e escolas. Eis algumas expressões ilustrativas que poderá encontrar no seu site:
  • A motivação conduz-te ao longo do dia, mas a inspiração dura a vida inteira.
  • As tuas paixões são as chaves para definires os teus objectivos.
Comente o empreendedorismo revelado por Nick Vujicic em paralelo com a responsabilidade social empresarial.

2. Discuta a "fúria de viver" como característica do cidadão exemplar.

3. Comente a exclusão social de Nick Vujicic imaginando as suas dificuldades em (a) fazer amigos, (b) constituir família, e (c) desenvolver uma profissão.

4. Observe as "necessidades de produtividade" como obstáculo à integração social.