Interacção social – O modelo dramatúrgico

domingo, 17 de abril de 2016 |

Na sua qualidade de actuantes, os indivíduos preocupam-se em manter a impressão de que cumprem as numerosas normas pelas quais são julgados os seus actos. Como essas normas são inúmeras e omnipresentes, os actores vivem muito mais do que se poderia pensar num universo moral (constrangidos pela sociedade). Mas como actuantes, os indivíduos não estão preocupados com o problema moral de cumprir essas normas, mas com o problema amoral de construir a impressão convincente (gestão de impressões) de que satisfazem as ditas normas (...) Enquanto actuantes somos comerciantes da moralidade, escondidos por trás das máscaras (Goffman).


Link alternativo deste vídeo


Mais desenvolvido aqui.

Conceitos
  • “lei de ouro” do trabalho escolar“ - Luc Boltanski
  • “Ofício de aluno” - Philippe Perrenoud * Sinopse
Tarefa

Caracteriza nesta parede uma das estratégias utilizadas pelos alunos para se subtraírem ao julgamento professoral. (Sugestões: o turista, o distraído, o conversador, o enigmático, “as brancas”, etc.)

Panama papers

segunda-feira, 11 de abril de 2016 |

A preservação da solidariedade e do respeito numa comunidade global, exigem que as relações humanas e comerciais sigam princípios éticos. Os Panama papers vieram demonstrar quão fraca e injusta é a comunidade global quando nesta se limitam a cumprir as leis, esquecendo os valores humanos e a ética capitalista. Após esta fuga de informação, apenas denunciadora de uma pequena parte da fuga de capitais - visto que a Mossack Fonseca é o quarto operador desta actividade - terá ficado claro que a denominada crise económica mais não é, que a manifestação de um profundo atropelamento dos valores morais.

Por exemplo, Pedro Santos Guerreiro, director do Expresso, não exita ao afirmar: "Se esta investigação jornalística tiver algum propósito, ele deve ser sobretudo terminar com o submundo dos offshores".


Tendo em conta os recursos na web, sobretudo o site do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação, constrói uma apresentação no Google Drive que exponha a tua reflexão.


Indique as fontes utilizadas na sua apresentação, fazendo o respectivo link. Formate o trabalho de modo que seja claro para o leitor, se o texto resulta do copy/paste ou da sua reflexão.

A que geração pertence?

segunda-feira, 4 de abril de 2016 |

Geração Silenciosa, nascidos antes de 1945, hoje com mais de 70 anos

Baby Boomers, nascidos em 1945-64, com 51 a 69 anos

Geração X, nascidos em 1965-79, com 36 a 50 anos

Geração Y, nascidos em 1980-00, com 15 a 35 anos, Millennials

Geração Z, nascidos após 2000, Nativos Digitais

Uma geração de filhos despreocupados com pais preocupados