O que a União Europeia mudou na minha vida?

sexta-feira, 24 de março de 2017 |



Reflicta no que a União Europeia terá contribuído para a mudança da sua vida, construindo no Google Drive uma apresentação com o mínimo de 10 slides, partindo dos seguintes recursos:

PORDATA / EUROPA

POP – Portal da Opinião Pública

Servidor Europa - O site oficial da União Europeia

Centro de Informação Europeia Jacques Delors: Portal de informação europeia em língua portuguesa

Vídeos da série EUROPA 30

EURONEWS - A actualidade da União Europeia

A UE em diapositivos

História da União Europeia pelo prof.

Minuto Europeu - Vídeos

Os alunos poderão propor outras referências a adicionar a esta lista. Porém, a utilização de sites não referenciados aqui, implica a anulação do trabalho.

Mário Soares, 1924-2017

domingo, 22 de janeiro de 2017 |


Fonte: www.museu.presidencia.pt

A marcha das mulheres anti-Trump evidenciou a falta que faz ao Mundo um Mário Soares nos Estados Unidos. Soares revelou coragem, Trump twita. Soares lutou pela democracia, Trump constitui uma ameaça para o regime. Soares integrou Portugal na mais rica e próspera zona de comércio livre, Trump defende o proteccionismo. Soares evitou a guerra civil em Portugal e poupo-nos a uma deriva para um regime comunista; Trump representa o capitalismo selvagem e constitui a maior ameaça à paz e ao próprio planeta.

Tarefa:

Comente o tweet abaixo, utilizando no mínimo 500 palavras.



Recursos:

Sobre Mário Soares:
- Edição especial gratuita do Expresso, "Soares é fixe"
- Cronologia 1960-2015

Sobre Donald Trump:
O formando tem liberdade para procurar recursos, dando-se preferência a sites institucionais e jornais/revistas de grande circulação.

NOTAS:
1 - É obrigatório indicar os recursos efectivamente utilizados, dos sites que leu sobre Trump e das notícias/clips sobre Soares.
2 - Formatação recomendada: Fonte Arial; Tamanho 12.

Nascemos cidadãos?

sexta-feira, 18 de novembro de 2016 |

Há uma característica comum a todas as acções que vulgarmente denominamos morais: é agirmos de conformidade com regras preestabelecidas. Comportarmo-nos moralmente, é agirmos em determinado caso, antes mesmo de termos sido solicitados a tomar uma resolução. O domínio da moral é domínio do dever, e o dever é uma acção prescrita (Durkheim, 2001, p. 96).

Consultando os recursos abaixo, constrói uma apresentação no Google Drive, com 5 slides, reflectindo sobre alguns dos seguintes aspectos:
- O Homem nasce cidadão ou aprende a ser cidadão?
- Família, pátria e humanidade. (...) O homem só será moralmente completo, quando submetido a esta tripla acção?
- Que atitudes se identificam geralmente com o bom cidadão?
- Porque é que é mais fácil listar as atitudes do bom cidadão do que praticá-las quotidianamente?
- Que dimensões da educação para a cidadania deverão ser privilegiadas pela escola?

Recursos

Como Ser um Bom Cidadão - wikihow
Boas Maneiras do Bom Cidadão - blogue de uma professora brasileira
Moralidade e Valores Sociais na perspectiva de Émile Durkheim - post para apresentar o tema aos estudantes de Sociologia
Linhas Orientadoras da Educação para a Cidadania - documento de referência do MEC
Áreas Temáticas da Educação para a Cidadania site do MEC
Cidadania europeia - Centro de Informação Europeia Jacques Delors
Direitos e Deveres dos Cidadãos – Fundação Francisco Manuel dos Santos
A UE e a Crise dos Refugiados – publicação da Comissão Europeia


Se utilizar o avô Google, indique os sites consultados na Webgrafia. O bom cidadão não copia!

Trabalhos

Hugo e Paulo

Cláudia e João

Liliana e Paula

Jorge Ferreira

Ghost Matias

Miguel e Diogo

Guilene Mendonça

David e Marcos

Fábio

Fernando

A dieta ocidental e as alterações climáticas

sexta-feira, 14 de outubro de 2016 |

Em 2014, o documentário COWSPIRACY aterrorizou-nos. A dieta ocidental, rica em carne, peixe e lacticínios é simplesmente insustentável devido aos recursos que exige. Será mesmo assim, ou os cientistas conseguirão demonstrar que o Kip Anderson se enganou nos cálculos?



Recursos

COWSPIRACY FACTS

Rearing cattle produces more greenhouse gases than driving cars, UN report warns

Relatório da WorldWatch, 2009

Trailer do COWSPIRACY

Movie Review: There’s a Vast Cowspiracy about Climate Change

More...

A Internet em Tempo Real

quinta-feira, 23 de junho de 2016 |


Click the image to open the interactive version (via penny stocks).

Indicadores Estatísticos

quarta-feira, 22 de junho de 2016 |

Cada indicador retracta um aspecto parcial do real. Não havendo indicadores perfeitos, o mais conhecido para hierarquizar o desenvolvimento dos países é o IDH, sendo particularmente interessante observar a sua correlação com outras estatísticas. Porém, outros indicadores como o http://www.oecdbetterlifeindex.org/ também têm o seu interesse.

Constrói uma apresentação no Google Drive comparando Portugal com 4 outros países, seleccionando 2 entre os mais desenvolvidos e outros 2 entre os menos desenvolvidos.

Outros sites com indicadores estatísticos

Trabalhos em construção

Interacção social – O modelo dramatúrgico

domingo, 17 de abril de 2016 |

Na sua qualidade de actuantes, os indivíduos preocupam-se em manter a impressão de que cumprem as numerosas normas pelas quais são julgados os seus actos. Como essas normas são inúmeras e omnipresentes, os actores vivem muito mais do que se poderia pensar num universo moral (constrangidos pela sociedade). Mas como actuantes, os indivíduos não estão preocupados com o problema moral de cumprir essas normas, mas com o problema amoral de construir a impressão convincente (gestão de impressões) de que satisfazem as ditas normas (...) Enquanto actuantes somos comerciantes da moralidade, escondidos por trás das máscaras (Goffman).



Mais desenvolvido aqui.

Conceitos
  • “lei de ouro” do trabalho escolar“ - Luc Boltanski
  • “Ofício de aluno” - Philippe Perrenoud * Sinopse
Tarefa

Caracteriza nesta parede uma das estratégias utilizadas pelos alunos para se subtraírem ao julgamento professoral. (Sugestões: o turista, o distraído, o conversador, o enigmático, “as brancas”, etc.)