Há uma característica comum a todas as acções que vulgarmente denominamos morais: é agirmos de conformidade com regras preestabelecidas. Comportarmo-nos moralmente, é agirmos em determinado caso, antes mesmo de termos sido solicitados a tomar uma resolução. O domínio da moral é domínio do dever, e o dever é uma acção prescrita (Durkheim, 2001, p. 96).
Consultando os recursos abaixo, constrói uma apresentação no Google Drive, com 5 slides, reflectindo sobre alguns dos seguintes aspectos:
- O Homem nasce cidadão ou aprende a ser cidadão?
- Família, pátria e humanidade. (...) O homem só será moralmente completo, quando submetido a esta tripla acção?
- Que atitudes se identificam geralmente com o bom cidadão?
- Porque é que é mais fácil listar as atitudes do bom cidadão do que praticá-las quotidianamente?
- Que dimensões da educação para a cidadania deverão ser privilegiadas pela escola?
Recursos
Como Ser um Bom Cidadão - wikihow
Boas Maneiras do Bom Cidadão - blogue de uma professora brasileira
Moralidade e Valores Sociais na perspectiva de Émile Durkheim - post para apresentar o tema aos estudantes de Sociologia
Linhas Orientadoras da Educação para a Cidadania - documento de referência do MEC
Áreas Temáticas da Educação para a Cidadania site do MEC
Cidadania europeia - Centro de Informação Europeia Jacques Delors
Direitos e Deveres dos Cidadãos – Fundação Francisco Manuel dos Santos
A UE e a Crise dos Refugiados – publicação da Comissão Europeia
Se utilizar o avô Google, indique os sites consultados na Webgrafia. O bom cidadão não copia!
Trabalhos
Hugo e Paulo
Cláudia e João
Liliana e Paula
Jorge Ferreira
Ghost Matias
Miguel e Diogo
Guilene Mendonça
David e Marcos
Fábio
Fernando
Nascemos cidadãos?
sexta-feira, 18 de novembro de 2016 Publicada por admin | Etiquetas: CP_1, Educação para a Cidadania
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário