Há uma característica comum a todas as acções que vulgarmente denominamos morais: é agirmos de conformidade com regras preestabelecidas. Comportarmo-nos moralmente, é agirmos em determinado caso, antes mesmo de termos sido solicitados a tomar uma resolução. O domínio da moral é domínio do dever, e o dever é uma acção prescrita (Durkheim, 2001, p. 96).
Consultando os recursos abaixo, constrói uma apresentação no Google Drive, com 5 slides, reflectindo sobre alguns dos seguintes aspectos:
- O Homem nasce cidadão ou aprende a ser cidadão?
- Família, pátria e humanidade. (...) O homem só será moralmente completo, quando submetido a esta tripla acção?
- Que atitudes se identificam geralmente com o bom cidadão?
- Porque é que é mais fácil listar as atitudes do bom cidadão do que praticá-las quotidianamente?
- Que dimensões da educação para a cidadania deverão ser privilegiadas pela escola?
Recursos
Como Ser um Bom Cidadão - wikihow
Boas Maneiras do Bom Cidadão - blogue de uma professora brasileira
Moralidade e Valores Sociais na perspectiva de Émile Durkheim - post para apresentar o tema aos estudantes de Sociologia
Linhas Orientadoras da Educação para a Cidadania - documento de referência do MEC
Áreas Temáticas da Educação para a Cidadania site do MEC
Cidadania europeia - Centro de Informação Europeia Jacques Delors
Direitos e Deveres dos Cidadãos – Fundação Francisco Manuel dos Santos
A UE e a Crise dos Refugiados – publicação da Comissão Europeia
Se utilizar o avô Google, indique os sites consultados na Webgrafia. O bom cidadão não copia!
Trabalhos
Hugo e Paulo
Cláudia e João
Liliana e Paula
Jorge Ferreira
Ghost Matias
Miguel e Diogo
Guilene Mendonça
David e Marcos
Fábio
Fernando
Nascemos cidadãos?
sexta-feira, 18 de novembro de 2016 Publicada por admin | Etiquetas: CP_1, Educação para a CidadaniaA dieta ocidental e as alterações climáticas
sexta-feira, 14 de outubro de 2016 Publicada por admin | Etiquetas: COWSPIRACY, CP_1Em 2014, o documentário COWSPIRACY aterrorizou-nos. A dieta ocidental, rica em carne, peixe e lacticínios é simplesmente insustentável devido aos recursos que exige. Será mesmo assim, ou os cientistas conseguirão demonstrar que o Kip Anderson se enganou nos cálculos?
Recursos
COWSPIRACY FACTS
Rearing cattle produces more greenhouse gases than driving cars, UN report warns
Relatório da WorldWatch, 2009
Trailer do COWSPIRACY
Movie Review: There’s a Vast Cowspiracy about Climate Change
More...
A Internet em Tempo Real
quinta-feira, 23 de junho de 2016 Publicada por admin | Etiquetas: Internet
Click the image to open the interactive version (via penny stocks).
Indicadores Estatísticos
quarta-feira, 22 de junho de 2016 Publicada por admin | Etiquetas: CP_2, estatísticasCada indicador retracta um aspecto parcial do real. Não havendo indicadores perfeitos, o mais conhecido para hierarquizar o desenvolvimento dos países é o IDH, sendo particularmente interessante observar a sua correlação com outras estatísticas. Porém, outros indicadores como o http://www.oecdbetterlifeindex.org/ também têm o seu interesse.
Constrói uma apresentação no Google Drive comparando Portugal com 4 outros países, seleccionando 2 entre os mais desenvolvidos e outros 2 entre os menos desenvolvidos.
Outros sites com indicadores estatísticos
Interacção social – O modelo dramatúrgico
domingo, 17 de abril de 2016 Publicada por admin | Etiquetas: GoffmanNa sua qualidade de actuantes, os indivíduos preocupam-se em manter a impressão de que cumprem as numerosas normas pelas quais são julgados os seus actos. Como essas normas são inúmeras e omnipresentes, os actores vivem muito mais do que se poderia pensar num universo moral (constrangidos pela sociedade). Mas como actuantes, os indivíduos não estão preocupados com o problema moral de cumprir essas normas, mas com o problema amoral de construir a impressão convincente (gestão de impressões) de que satisfazem as ditas normas (...) Enquanto actuantes somos comerciantes da moralidade, escondidos por trás das máscaras (Goffman).
Link alternativo deste vídeo
Mais desenvolvido aqui.
Conceitos
- “lei de ouro” do trabalho escolar“ - Luc Boltanski
- “Ofício de aluno” - Philippe Perrenoud * Sinopse
Caracteriza nesta parede uma das estratégias utilizadas pelos alunos para se subtraírem ao julgamento professoral. (Sugestões: o turista, o distraído, o conversador, o enigmático, “as brancas”, etc.)
A preservação da solidariedade e do respeito numa comunidade global, exigem que as relações humanas e comerciais sigam princípios éticos. Os Panama papers vieram demonstrar quão fraca e injusta é a comunidade global quando nesta se limitam a cumprir as leis, esquecendo os valores humanos e a ética capitalista. Após esta fuga de informação, apenas denunciadora de uma pequena parte da fuga de capitais - visto que a Mossack Fonseca é o quarto operador desta actividade - terá ficado claro que a denominada crise económica mais não é, que a manifestação de um profundo atropelamento dos valores morais.
Por exemplo, Pedro Santos Guerreiro, director do Expresso, não exita ao afirmar: "Se esta investigação jornalística tiver algum propósito, ele deve ser sobretudo terminar com o submundo dos offshores".
Tendo em conta os recursos na web, sobretudo o site do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação, constrói uma apresentação no Google Drive que exponha a tua reflexão.
Indique as fontes utilizadas na sua apresentação, fazendo o respectivo link. Formate o trabalho de modo que seja claro para o leitor, se o texto resulta do copy/paste ou da sua reflexão.
Geração Silenciosa, nascidos antes de 1945, hoje com mais de 70 anos
Baby Boomers, nascidos em 1945-64, com 51 a 69 anos
Geração X, nascidos em 1965-79, com 36 a 50 anos
Geração Y, nascidos em 1980-00, com 15 a 35 anos, Millennials
Geração Z, nascidos após 2000, Nativos Digitais
Uma geração de filhos despreocupados com pais preocupados